A documentação proveniente da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo (SACOP) é composta por 2.866 fotografias, divididas em 24 álbuns, produzidas entre os anos de 1896 e 1925. Elas foram entregues ao Centro de Memória-Unicamp (CMU) no ano de 1994 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) que as abrigou após o fim da Secretaria em 1927. As imagens eram utilizadas para registrar as diversas intervenções do governo paulista ao longo do tempo, bem como foram instrumentos políticos e de valores que ele buscou expor durante a época da Primeira República (1889-1930).

Levando isso em consideração, ressalta-se que esse era um período de atração de mão-de-obra estrangeira para o Estado de São Paulo para atuarem na lavoura, sobretudo do café. A imagem oficial governamental, assim, desejava mostrar a intensa modernização das cidades paulistas, reforçando que São Paulo seria um estado apto não só para receber essas pessoas como também obter investimentos externos. Tal proposta foi alavancada após 1907, durante a reforma do secretário Carlos Botelho, quando foi criado o Serviço de Informação e Publicidade, responsável por publicar trabalhos e estudos relativos à economia; divulgar comunicados de interesse aos agricultores; ampliar os serviços de propaganda do Estado e manter a Biblioteca da Secretaria.

Há inúmeras possibilidades de se trabalhar tais fotografias em pesquisas ou ações educativas, principalmente no que se refere à representação do estado através das imagens e como uma história de sucesso veio sendo construída ao longo do tempo por órgãos oficiais, colocando São Paulo como expoente no território nacional. Tais imagem foram também utilizadas para ilustrar as publicações da Secretaria da Agricultura, as quais integravam o programa de atração da mão de obra imigrante, além de relatórios e outros balanços do organismo, muitos dos quais presentes no conjunto disponível no CMU.

Independente do caminho escolhido pelo pesquisador, é notável que as imagens presentes no conjunto da Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo despertam o cruzamento com outras fontes para se estudar a história paulista, dos trabalhadores nacionais, imigrantes e mesmo das elites, além do mundo agrícola em suas mais diferentes dimensões. Somam-se, ainda, os possíveis estudos sobre arquitetura e urbanização, saúde pública, educação, cultura e lazer, entre outros.

Este texto foi produzido por Melissa Gabrielle Santos Cabral como fruto das atividades de Estágio Supervisionado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – Unicamp, ministrada pelo Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues, e realizadas sob supervisão dos técnicos do Centro de Memória-Unicamp.

SACOP_00_01635_2.jpg Hospedaria dos Imigrantes. São Paulo, SP. Década de 1910. Conjunto SACOP – Acervo CMU