Adolpho Gordo foi um político brasileiro, formado em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito em São Paulo no ano de 1875. Ele pertenceu ao grupo de pessoas que formaram o Partido Republicano Paulista (PRP). Gordo participou do primeiro Congresso da Constituinte por esse partido, que elaborou a Primeira Constituição Republicana do Brasil
Sua biografia foi escrita por Leopoldo de Freitas em 1918, em meio às polêmicas do Senador no que diz respeito às leis de repressão ao anarquismo e ao rigor no tratamento com os estrangeiros.
Neste cenário, Gordo também estava formulando um Projeto de Lei sobre Acidentes de Trabalho, que no futuro acabou levando seu nome.
O folheto de 23 páginas apresenta a trajetória pessoal e, principalmente, as ações políticas de Adolpho Gordo. Nele, o autor ressalta como os conhecimentos políticos e jurídicos de Gordo - devido a sua ocupação como advogado - foram essenciais em sua atuação como Senador. Isso teria motivado a qualidade de suas proposições, facilitando sua presença como membro de importantes comissões elaboradoras de legislações e jurisdições, a exemplo da Primeira Constituição Republicana.


