Uso de fotografias do conjunto SACOP nas aulas sobre imigração

O conjunto documental Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo (SACOP) é formado, entre outros itens, por fotografias produzidas entre os anos de 1896 e 1925, que retratam a atuação e as intervenções do governo paulista ao longo da Primeira República.  

Entre as imagens, destacam-se os álbuns produzidos pelo órgão para o programa de atração da mão de obra imigrantes, sobretudo no início do século XX.  

Proposta de Atividade

As fotografias representam um vasto material relacionado à vida e ao trabalho dos imigrantes recém chegados que podem ser utilizados pelos professores de História nas aulas relacionadas à imigração nas décadas de 1910 e 1920. 

 Hospedaria dos Imigrantes. São Paulo, SP. Década de 1910. 

 Hospedaria dos Imigrantes. São Paulo, SP. Década de 1910. 

Algumas fotografias mostram o trabalho no campo, especialmente na colheita de café.

O professor pode propor algumas questões aos alunos acerca dos elementos presentes nas imagens: 

  • Quais instrumentos as pessoas na imagem carregam?
  • Que tipo de trabalho elas estão realizando?
  • Qual o tipo de lavoura? 

Campos de Seleção. Americana, SP. Entre 1907 e 1910. 

O conjunto também revela algumas imagens do estilo de vida, moradias e a própria chegada dos imigrantes ao país. É interessantes perguntar aos alunos o que as imagens mostram acerca das instalações e condições onde os imigrantes viajavam e se instalavam.

O professor, além disso, pode debater com os alunos sobre as intenções do governo paulista na proposta de atração da mão de obra estrangeira e sua relação com a construção da imagem do estado.

Uso de fotografias (2).png Campos de Seleção. Americana, SP. Entre 1907 e 1910.