POR DENTRO DA HISTÓRIA
O Patrimônio Cultural é um tema de grande importância para discussão no ambiente escolar, por meio do qual é possível despertar questões cognitivas, trabalhar laços de pertencimento, de inclusão e de valorização de práticas culturais observadas no município, desde o entorno de seus locais de moradia até o âmbito da própria cidade.
Neste contexto, o CMU lançou nos anos de 2020 e 2021 a série de cartilhas "Por Dentro da História".
Ao mobilizar propostas educativas que abordem a sensibilização, o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural, o objetivo das cartilhas é contribuir para que seu leitor, em seu processo de formação como cidadão, possa se tornar um agente histórico com capacidade de atuar na preservação do seu meio.
As cartilhas foram desenvolvidas em três volumes:
- Patrimônio Cultural Material
- Patrimônio Cultural Imaterial
- Memórias e Identidades Culturais
O primeiro volume da série, voltado para o Ensino Fundamental I, apresenta elementos do Patrimônio Cultural Material buscando introduzir as crianças na compreensão do que seja esta categoria de bens culturais, constituída em grande parte por obras arquitetônicas, monumentos, objetos diversos, áreas de jardins, parques e matas nativas que foram reconhecidos como importantes para a história de Campinas.
O segundo volume da série, voltado para o Ensino Fundamental II, apresenta elementos do Patrimônio Cultural Imaterial campineiro de forma didática e buscando reforçar aspectos em torno da importância de sua preservação como mecanismo de cidadania e sentimento comunitário.
O terceiro e último volume da série, voltado para os estudantes do Ensino Médio, apresenta discussões sobre as Memórias e Identidades Culturais a partir do Patrimônio Cultural campineiro, buscando reforçar aspectos em torno da sua importância como parte imprescindível das relações de pertencimento comunitário.
Embora desenvolvida a partir de elementos da cidade de Campinas, as atividades podem ser adequadas a realidade de qualquer município.
Os professores podem encontrar nas cartilhas atividades, jogos e outros tipos de propostas pedagógicas para serem aplicadas junto aos seus alunos, seja durante as aulas ou como parte de estudos externos ao ambiente escolar.
Ao final de cada volume, encontram-se, também, indicações de uso por parte dos docentes, bem como uma bibliografia de apoio.
