A fotografia no estudo da cidade

A CIDADE

A cidade é um espaço plural e socialmente diversificado. Abordá-la é relevante para a formação do aluno, uma vez que o mesmo é agente passivo e ativo na construção desse espaço.  

Sendo assim, desenvolver no estudante a noção de sua relevância como parte da cidade, a partir de uma perspectiva com base no conhecimento historiográfico, é papel indispensável da educação.

A fotografia pode ser um grande auxiliar nesse processo, já que ela consegue trazer registros de um período passado desconhecido pelo aluno.

A FOTOGRAFIA

O uso da fotografia como ferramenta educacional é capaz de oferecer base histórica para os estudantes, quando utilizada de forma a expor elementos como pontos de partida para o imaginário da época.  

Embora não se possa assumir tais documentos como representantes totais e completos de uma sociedade, assim como os outros tipos de documentos históricos, a fotografia serve de material de estudo para muitos temas, como, por exemplo, as mudanças sofridas por um determinado local em um espaço de tempo. 

Rua Barão de Jaguara. Campinas, SP. 1931. Conjunto Aristides Pedro da Silva / Acervo CMU

Fachada de sobrado na Rua Conceição, Esquina com a Rua Barão de Jaguara, Campinas, SP. 1922. Conjunto Antônio Tossini / Acervo CMU

Construção das torres da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Campinas, SP. 10 de dezembro de 1937. Conjunto Antônio Tossini / Acervo CMU.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A sugestão é reunir uma variedade de fotografias a partir das quais os alunos possam analisar os diversos elementos ali apresentados.  

O professor pode dispor os itens de forma física ou digital, permitindo que os alunos explorem o material o quanto acharem necessário. A seguir, se propõe uma discussão com base na análise das fotografias. 

O professor inicia então uma conversa com os alunos com base na abordagem das fotografias utilizadas, apresentando questões acerca de aspectos da cidade.

Construção na Rua Sacramento. Campinas, SP. 1924. Conjunto Antônio Tossini / Acervo CMU.

Pode-se iniciar o debate trazendo questões como:

  • Que locais estão presentes nas fotos?
  • Quais características destas construções chamam a atenção de vocês?
  • Hoje em dia esses locais se encontram desta forma?
  • O que mudou? Por que mudou?

Como desdobramento dessa atividade, o professor pode pedir aos alunos para pesquisarem imagens antigas da sua casa, rua e/ou bairro, e trazerem fotos recentes desses locais. 

Demolição do Teatro Municipal. Campinas, SP. 1965. Conjunto Aristides Pedro da Silva/Acervo CMU.

Em sala de aula, os estudantes podem apresentar esses levantamentos e, de forma coletiva, o professor encaminha a discussão para se pensar as diferenças e proximidades sobre essas múltiplas visões da cidade, trazendo elementos como: 

  • Como e porque algumas regiões de uma mesma cidade se desenvolveram de formas distintas?
  • Quais são as temporalidades presentes?
  • Como se dão os movimentos de escolha e apagamento das memórias locais?
Capas para o site - Por Dentro do Tema (1).png Aristides Pedro da Silva (V8). Campinas, SP. Conjunto Aristides Pedro da Silva / Acervo CMU