Apresentando as diferentes técnicas
Esta sugestão pedagógica é voltada para a disciplina de Artes ou Produção Artística e pode ser utilizada com diferentes idades ou níveis de escolaridade, seja fundamental, médio ou ensino para jovens e adultos. Todas as obras aqui apresentadas pertencem ao acervo do CMU e são acessíveis ao público, tornando possível o conhecimento da materialidade de obras artísticas pelos alunos.
A intenção das atividades aqui propostas possui o sentido de apresentar produções de artistas que se relacionam diretamente com Campinas, seja por nascimento, por possuírem diversas produções na cidade ou tratarem sobre ela.
Havendo interesse de trabalhar com os alunos referências acerca de diferentes técnicas de pintura, algumas obras artísticas que fazem parte do acervo do CMU oferecem possibilidades interessantes de abordagem.
Nanquim sobre papel
Presente no Conjunto Fúlvia Gonçalves.
O conjunto é formado por desenhos em nanquim que fazem parte da série “Testemunho do Passado Campineiro” e que são desenhos de observação de fotografias antigas da cidade de Campinas.
A atividade sugerida consiste em propor que os alunos desenvolvam desenhos a partir de fotografias utilizando nanquim sobre papel. O aluno pode escolher uma foto antiga na base de dados online do CMU. O debate pode ser feito apresentando a potencialidade da pintura em retratar o passado e paisagens que já não existem no presente, sendo possíveis discussões acerca da memória, dos apagamentos e esquecimentos e do patrimônio cultural.
Independete do material ou técnica apresentada, a proposta é debater ito apresentando a potencialidade da pintura em retratar o passado e paisagens que já não existem no presente, sendo possíveis discussões acerca da memória, dos apagamentos e esquecimentos e do patrimônio cultural.
Fúlvia Gonçalves. Teatro Municipal. Campinas, SP. 1986. Conjunto Fúlvia Gonçalves - Centro de Memória Unicamp.
Óleo sobre tela
Selma Simões. Praça da Catedral, 1933. Campinas, SP. sd. Conjunto Selma Simões - Centro de Memória Unicamp.
Este documento faz parte de um conjunto com 16 telas a óleo que representam diferentes edifícios e monumentos da cidade de Campinas e foram produzidos por Selma Simões.
A pintura representa, em perspectiva aérea, a Praça da Catedral de Campinas, o atual Largo do Rosário no ano de 1933 junto ao Monumento em Homenagem a Dom João Batista Corrêa Nery e o edifício Casa di Lascio.
Lápis
MHMP 00013 - Maria Helena Motta Paes. Retrato. sd. Conjunto Maria Helena Motta Paes - Centro de Memória Unicamp.
Estes desenhos fazem parte da coleção com trabalhos da artista Maria Helena Motta Paes, que estudou na Escola de Desenho e Pintura Prof. Olavo Sampaio, em Campinas. Suas obras foram expostas na 1ª. Exposição de Arte Contemporânea de Campinas em 1957 e, um ano depois, a artista participou da fundação do Grupo Vanguarda e do Grupo Hoje, o qual incentivava exposições coletivas com obras de jovens artistas de Campinas.
A Memória Local
O Centro de Memória - Unicamp conta com uma série de exposições presentes na plataforma do Google Arts & Culture. Uma visita à plataforma, que dispõe de inúmeros recursos interativos, é uma maneira interessante de apresentar aos alunos a história da região.
É interessante que o professor guie os alunos durante a visita virtual, primeiramente explicando o funcionamento da plataforma.
Aproveite as ferramentas e recursos que apenas um ambiente virtual proporciona. Exercícios de comparação numa mesma tela, pesquisas simultâneas às visitas, além de comparações entre espaços. Ao navegar entre os locais históricos campineiros expostos pelo CMU, por exemplo, o professor pode orientar uma visita ao Google Street View, onde os alunos terão a oportunidade de visualizar os locais nos dias atuais, entre as ruas e estabelecimentos que eles frequentam em seu dia a dia.
Vale Lembrar
Uma experiência virtual não substitui uma visitação física a um museu ou instituição de memória. São ferramentas e dinâmicas diferentes que contam, cada uma, com suas particularidades e recursos!
