O álbum "Construcção de Muzambino a Monte Bello - E. de Ferro Mogyana" faz parte do conjunto Documentos Avulsos (DA) presente no acervo do CMU. Datado de 1912, conta com 32 fotografias em preto e branco de autoria do estúdio fotográfico Emilio T. Phot. Retrata aspectos da construção da malha ferroviária do trecho entre as cidades mineiras de Muzambinho a Monte Bello.
A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi criada em 1872 com sua primeira sede na cidade paulista de Campinas. Seu principal objetivo era a promoção da cultura do café no interior de São Paulo.
A ferrovia contou inicialmente com uma expansão que ligava Campinas a Jaguariúna. Pouco tempo depois, a estrada já havia chegado em Mogi Mirim, cujo trecho foi inagurado em 1875 e contou com a presença do Imperador Dom Pedro II. Até o inicio de 1878, as linhas já estavam presentes nas cidade de Amparo e Casa Branca.
Em 1971, depois de um período de declínio iniciado com a crise cafeeira, foi incorporada a então FEPASA.
A expansão da Mogiana às cidades do Estado de Minas Gerais tinha o objetivo de incentivar trocas econômicas entre os estados.
O ramal mineiro era conhecido como Tuiuti (depois Juréia), tendo sido adquirido pela E. F. Mogiana em 1907. A estação de Muzambinho foi inaugurada em 1913 e a de Monte Belo em 1914.




