Mudanças Arquitetônicas no Centro de Campinas

A Arquitetura

A instalação das estradas de ferro em Campinas, SP, propiciou uma série de mudanças nos modos de vida, na dinâmica e no espaço urbano, favorecendo o processo de urbanização. A cidade que até então era predominantemente composta por uma paisagem rural passou a ganhar uma nova forma.

A circulação de informações e mercadorias trouxe também a influência europeia para a cidade, que pode ser vista em diversos espaços de Campinas, como em elementos arquitetônicos nas construções do período.

Apesar das transformações ocorridas ao longo dos anos em Campinas, marcadas por uma série de demolições e reformulações do espaço urbano, ainda hoje é possível encontrar detalhes dessa influência europeia em locais que preservam parte de sua arquitetura até os dias de hoje, 248 anos após a fundação da cidade, mesmo que com algumas adaptações.

Mudanças Arquitetônicas 

Lago dos cisnes. Entre 1965 e 1979. Conjunto Geraldo Sesso Junior / Acervo CMU.

Entrada do terminal central. Novembro de 1996. Conjunto bairro, identidade e memória / Acervo CMU.

Rua Francisco Glicério. 1920. Conjunto Secretaria da Agricultura, Comércio e Obras Públicas do Estado de São Paulo / Acervo CMU.

Fotografia V8. Avenida Francisco Glicério. Década de 1970. Conjunto Aristides Pedro da Silva / Acervo CMU.

Praça Bento Quirino. Década de 1940. Conjunto Aristides Pedro da Silva (V8) / Acervo CMU.

Praça Bento Quirino e Basílica Nossa Senhora do Carmo. Década de 1970. Conjunto Aristides Pedro da Silva (V8) / Acervo CMU.

Proposta de Atividade

A proposta é que o docente desenvolva com os alunos do Ensino Fundamental II reflexões sobre as alterações que ocorreram na arquitetura do centro de Campinas, utilizando imagens que apresentem as mudanças ocorridas com o tempo, como os exemplos apresentados acima. Alguns questionamentos que podem ser feitos:

  • Você sabia como esses lugares eram antes?
  • Quais suas inquietações ao observar essas imagens?
  • Você consegue pensar nas razões que levaram esses lugares serem modificados ou preservados em suas formas originais?

Sabemos que muitas das mudanças feitas no processo de urbanização da cidade ocorre devido as necessidades da população que reside nela. Considerando a mudança radical no paisagem da cidade de Campinas, outro ponto que pode ser trabalhado com os alunos é a questão ambiental e sustentável.

A construção da cidade ocorreu em cima de um rio e essa informação pode ser desconhecida para muitos, leva-la para os alunos e instigarem eles a refletirem sobre os impactos que isso causou com o ecosistema dessa região é algo muito importante.

Design sem nome.png Lago dos cisnes. Entre 1965 e 1979. Conjunto Geraldo Sesso Junior / Acervo CMU.