Imigração Brasileira

Imigração

Imigrar é o ato de deslocamento de um país a outro. Os motivos são os mais diversos possíveis, seja apenas para morar, buscar trabalho, fugir de situações degradantes ou conflituosas, alcançar melhores condições de vida, etc.

Desde tempos extremamente remotos, milhares de pessoas emigram para outros lugares em todo o mundo. Entender a imigração, seja em qualquer período, é propor sempre uma história de interesses e conflitos, bem como uma relação com o espaço territorial onde ela ocorre.

O movimento de imigração brasileira existe desde a época colonial, seja de forma ordenada e oficial ou não. Foram portugueses, espanhóis, franceses e italianos que por aqui aportaram para buscarem riquezas, sejam enviados pelos governos europeus ou apenas para contrabandear mercadorias. Muitos destes mantiveram-se e fixaram raízes, instalando seu estilo de vida e cultura no país.

Em linhas gerais, o maior e mais ordenado fluxo de estrangeiros direcionados para terras brasileiras ocorreu ao longo do século XIX, em especial a partir dos anos de 1820.

Chegada de imigrantes em São Paulo. São Paulo, SP. 1900. Conjunto Geraldo Sesso Júnior / Acervo CMU.

Imigrantes a bordo. Santos, SP. entre 1900 e 1909. Conjunto Secretaria da agricultura, comércio e obras públicas do Estado de São Paulo / Acervo CMU

Proposta de Atividade

A proposta de atividade é que o docente desenvolva com os alunos do Ensino Fundamental II reflexões acerca do movimento imigratório no Brasil, em uma escala que pode ir do local ao global. Para isso podem ser feitos questionamentos introdutórios como:

  • Quais motivações levam as pessoas a emigrar?
  • Quais foram os primeiros imigrantes a chegarem no Brasil?
  • Para onde os imigrantes iam ao chegarem no Brasil?
  • Nossa região recebeu imigrantes?
  • Vocês conhecem imigrantes ou descendentes de imigrantes?

Hospedaria dos Imigrantes. São Paulo, SP. Entre 1900 e 1909. Conjunto Secretaria da agricultura, comércio e obras públicas do estado de São Paulo / Acervo CMU.

Grupo de Imigrantes Italianos. campinas, SP. 11 de novembro de 1911. Conjunto Geraldo Sesso Júnior / Acervo CMU.

Na sequência, pode-se explorar os diversos impactos da presença de imigrantes no contexto brasileiro, com foco na dimensão regional. Dessa forma podem ser trabalhadas diversas abordagens, como:

  • Cultural - quais as influências das culturas imigrantes na realidade brasileira? Trazer considerações que abordem elementos como culinária, religiosidade, costumes, tradições, etc.
  • Linguística - pensar a formação da língua portuguesa brasileira e as influências recebidas no processo de imigração. As palavras e expressões advindas do contato com os imigrantes.

Além delas, outras análises acerca da contribuição dos diversos grupos de imigrantes são:

  • Histórica - analisar o espaço e o tempo da formação do Brasil, sobretudo a partir do século XIX. As políticas de atração de imigrantes e as legislações.
  • Social - pensar a interação/recepção dos moradores locais para com indivíduos de outras nacionalidades. Qual a importância para a formação social brasileira?
  • Econômica - refletir sobre como a presença imigrante influenciou a economia e as políticas econômicas brasileiras, sobretudo com a inserção de novos produtos.

Outra sugestão é trabalhar os movimentos imigratórios atuais e seus impactos.

Constantemente, o Brasil tem recebido pessoas de países do continente africano e da América Latina no geral, por exemplo.

Neste sentido, é importante pensar de que forma estes imigrantes estão sendo inseridos na sociedade brasileira. Vale, assim, questionar:

  • Como seria possível propor uma ação de acolhimento que respeite as diferenças?
  • Como estes movimentos atuais podem ser lidos na chave da geopolítica e da globalização?
Capas para o site - Por Dentro do Tema (2).png Chegada de imigrantes em São Paulo. São Paulo, SP. 1900. Conjunto Geraldo Sesso Júnior / Acervo CMU.