As ferrovias exerceram papel essencial para o desenvolvimento do país, do ponto de vista econômico, viário e de ocupação populacional. Muito usadas para o deslocamento de pessoas e de cargas - como na cafeicultura e mineração -, foram um dos principais meios de transporte brasileiro por muitos anos. Contudo, foram substituídas pelo transporte rodoviário a partir da década de 1950, causando grande impacto econômico e ambiental.
Estação da Companhia Paulista. Limeira, SP. Década de 1920. Conjunto SACOP / Acervo CMU
Com o sucateamento e a progressiva desativação das estações ferroviárias, muitos desses espaços acabaram sendo abandonados, sofrendo as ações do tempo e das degradações humanas. Contudo, possuem um interesse cultural inestimável, tornando-se um bem cultural a ser reconhecido e preservado.
Estação da FEPASA. Campinas, SP. Maio de 1996. foto de Amarildo Carnicel. Conjunto bairro, identidade e memória / Acervo CMU
Proposta de atividade
A atividade proposta pode ser utilizada pelos professores de História e/ou Geografia com os alunos dos 7ºs anos do Ensino Fundamental, podendo, contudo, ser adaptada para outras séries e outros contextos.
A ideia é que o professor trabalhe a questão do transporte ferroviário e sua substituição pelo rodoviário, levando os alunos a debater os impactos positivos e negativos dessa mudança.
Os estudantes podem também refletir sobre a importância da preservação do patrimônio ferroviário, além dos impactos urbanos ocasionados com a instalação das linhas férreas.
Para que os alunos compreendam a importância desses complexos, o professor deve apresentar um breve histórico das ferrovias no Brasil. Pode-se ressaltar os casos locais, disponibilizando fotos, textos, documentos e periódicos sobre a instalação e desativação de estações e malhas ferroviárias na cidade.
Estação de Bragança da São Paulo Railway Company. Bragança Paulista, SP. Cerca de 1920. Conjunto sacop/ Acervo CMU
O docente pode lançar uma série de questionamentos aos alunos:
- Quais as características desse meio de transporte?
- Quais as vantagens e desvantagens do transporte ferroviário?
- O que motivou a substituição do transporte ferroviário pelo rodoviário? Quais os impactos que essa mudança acarretou?
- O que aconteceu com as ferrovias após esse processo?
- Qual a implicação desse processo na formação e desenvolvimento das cidades?
Pensando nos dias de hoje, o professor pode instigar os alunos com as perguntas:
- As ferrovias seriam boas opções de transporte (tanto para exportação quanto para o deslocamento de pessoas)?
- De que maneira a implementação de uma linha férrea que fosse destinada apenas ao deslocamento da população impactaria na organização das cidades?
- De que modo isso interferiria na economia local?
- De que maneira regiões periféricas e afastadas do centro seriam afetadas por essas mudanças?
Acerca da situação atual das ferrovias, caberia o seguinte roteiro:
- Sua cidade possui estações ferroviárias?
- Elas estão ativas ou inativas?
- Quais as condições de preservação desses espaços?
- Elas possuem uso atual? Se sim, qual(is)?
- De que formas poderíamos utilizar esses espaços de modo a ocupá-los e preservá-los? (espaços culturais, expositivos, turísticos, etc)
E como última proposta, sugere-se levar os alunos para visitar a estação ferroviária mais próxima. Por meio de uma visita guiada, eles serão convidados a não apenas conhecer o espaço, como sugerir melhorias e atividades. Os estudantes podem, ainda, fazer registros do local (desenhos) e realizar uma exposição com os resultados, seja ali mesmo (quando em funcionamento) ou na própria escola.
Estação da FEPASA. Campinas, SP. Maio de 1996. Foto de Amarildo Carnicel. Conjunto bairro, identidade e memória / Acervo CMU
