Os documentos e suas linguagens

Ao longo de sua existência e no decurso de suas atividades, o homem deixa diferentes elementos materiais que registram suas formas de ver, pensar e interagir com o mundo em variados aspectos. A estes, damos o nome de Documentos

Como unidades de registro de informações, podem estar representados em diferentes materialidades (papel, madeira, tecido etc). Falamos aqui, portanto, não apenas de textos escritos sobre papel, mas de uma imensa variedade de possibilidades. 

Documentos em Papel 

Retrato de Hércules Florence. Campinas, SP. Entre 1870 e 1879. Conjunto João Falchi Trinca / Acervo CMU. 

Carta de Antonio Julio de Barros a Francisco Glicério. Casa Branca, SP. 1882. Conjunto Francisco glicério de Cerqueira Leite / Acervo CMU. 

Documentos em Tecido

Benedito Calixto. Retrato do Coronel Joaquim Antônio de Souza Pinheiro. Entre 1895 e 1906.

Documentos em Madeira

Cadeira Sanitária. campinas, SP. Século XIX (primeira metade)

Os Documentos

Como vestígios, tudo aquilo que foi produzido pelo homem, portanto, pode fornecer indícios sobre como determinadas sociedades pensavam, organizavam-se política e economicamente, cultuavam suas divindidades, articulavam seus espaços de vivência, entre outras tantas realidades.  

Os documentos, assim, podem servir de fonte de estudos para variadas disciplinas e não apenas aos historiadores.

Contudo, é importante ter em vista que os documentos não expressam verdades puras. São sempre construções de sentido, escolhas efetuadas pelas pessoas que os geraram. Como já dizia Jacques Le Goff (História e Memória, 2003, p 537-538): 

"O documento não é inócuo. É, antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconsciente, da história, da época, da sociedade que o produziram, mas também das épocas sucessivas durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silêncio."

Proposta de Atividade

Tomando variados tipos de documentos (como cartas, livros, fotografias, desenhos etc), disponha-os sobre uma mesa. Após a primeira aproximação dos alunos, leve-os a refletirem questões como:  

  • Que documentos são esses?
  • Quem os produziu? É possível identificar? Se não, por qual motivo isso não possível?
  • Porque eles foram produzidos?
  • Qual a diferença no modo como as informações estão organizadas?
  • Que informações eles registram? 

É possível, até mesmo, comparar diferentes técnicas a partir de uma mesmo tipo de documento. É o caso de fotografias. Neste caso, são possíveis reflexões: 

  • Quais as diferenças e semelhanças entre as imagens?
  • Quais as técnicas fotográficas existentes? Como elas podem ajudar a entender os períodos históricos (questões sociais, econômicas, políticas, tecnológicas)?
  • Quais as intencionalidades de cada representação? 

 

Uso de fotografias (3).png Benedito Calixto. Retrato do Coronel Joaquim Antônio de Souza Pinheiro. Entre 1895 e 1906.